A concepção de samba presente na linha de Itiberê Zwarg na música “Ginga Carioca” – Amplificar

A concepção de samba presente na linha de Itiberê Zwarg na música “Ginga Carioca”

Resumo

Este trabalho busca compreender o pensamento harmônico, melódico e rítmico utilizado pelo instrumentista Itiberê Zwarg, para construir as linhas de contrabaixo especificamente no gênero samba. Para tanto, a música analisada foi “Ginga Carioca”, do compositor Hermeto Pascoal, do álbum Festa dos Deuses (1992). Como referencial teórico, foram utilizados os padrões de condução de samba de Giffoni (1998) e Syllos & Montanhaur (2001). Foi possível observar que Zwarg se utiliza de grande liberdade rítmica para composição de suas linhas e que a interação que ocorre entre os músicos na gravação colabora para a condução realizada pelo contrabaixista.

Itiberê Zwarg's Bass Line in the Samba “Ginga Carioca”

The aim of this work is to investigate the harmonic, melodic and rhythm approaches used by the bass player Itiberê Zwarg to perform his bass lines in Samba. For this purpose, it was analysed “Ginga Carioca” of the Hermeto Pascoal’s album Festa dos Deuses (1992). The conducting patterns described in the works of Giffoni (1998) e Syllos & Montanhaur (2001) were the approach used for this analysis. Results suggest that Zwarg makes use of singular rhythmic freedom to perform his bass lines, and, moreover, the music interaction among musicians highly contributes to the bass player conducting.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.