A composição de Microcanções na Escola Básica: um relato de experiência – Amplificar

A composição de Microcanções na Escola Básica: um relato de experiência

Resumo

Relata-se aqui a experiência de uma professora egressa do PROLICENMUS, ao conduzir a composição de microcanções, em turmas do 1o e 2o anos do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada de Salvador/BA. Este texto tem por finalidade apresentar tal possibilidade de trabalho fundamentado na Proposta Musicopedagógica CDG2 . Depois de uma breve contextualização do tema e do relato da prática desenvolvida, segue-se a análise das peças compostas e do processo em si, com destaque para desafios como descrenças da coordenação pedagógica e escassez de condições ideais (tempo, espaço, lógica disciplinar), no ensino. Diante da possibilidade de ampliar a experiência, inclusive com viés científico, conclui-se que a mesma é de grande relevância, principalmente por oportunizar a vivência da criação musical compartilhada entre professores e seus alunos. Para tanto, a composição de Microcanções CDG precisaria ser uma prática vivenciada durante a formação do professor de Música, fato que ocorreu no PROLICENMUS e que, por intermédio deste relato, se busca fomentar.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.