A caracterização emocional e as conotações musicais: avaliação de conceitos do campo do audiovisual – Amplificar

A caracterização emocional e as conotações musicais: avaliação de conceitos do campo do audiovisual

Resumo

Permeada por clichês, estereótipos ou mesmo métodos criativos e inovadores, as trilhas musicais têm desenvolvido criações de grande valor artístico. Com a ampliação do espaço para obras audiovisuais aumentam as possibilidades técnicas de utilização musical. Esses fatores, entre outros, têm motivado estudos acerca da função musical para o audiovisual (GORBMAN, 1987; COHEN, 1993; WINGSTEDT, 2005; ROMAN, 2008). As realizações de trilhas musicais para cinema evidenciam a utilização procedimentos ligados à emoção e a significação. Tais procedimentos foram estruturados utilizando o longo percurso que vem sendo trilhado pela associação entre música e imagem. O objetivo principal desse trabalho é gerar entendimentos composicionais acerca das funções emocionais e significativas da música para o audiovisual em função de uma análise crítica de conceitos de Roman (2008). A metodologia utiliza uma análise de trilhas musicais sob o foco da caracterização emocional e das conotações musicais de Roman (2008). Essa análise se utiliza de cenas de sete filmes: The Lady from Shangai (1947), Star Wars: the empire strikes back (1980), Carlito’s way (1993) e Lost Highway (1997). Os resultados da pesquisa indicam que as funções podem atuar simultaneamente em função da natureza da obra audiovisual, abrindo um vasto leque de opções para o realizador. Foi constatado também que as conotações musicais tem efeitos que variam conforme o contexto, dividindo sua atuação com outros elementos.

The Emotional Characterization and Musical Connotations: Evaluation of Concepts of Audiovisual Field

Permeated by clichés, stereotypes or even creative and innovative methods, musical scores has developed creations of great artistic value. With the expansion of space for audiovisual works, increase the technical possibilities for musical use. These factors, among others, has prompted studies on the musical function for audio visual (GORBMAN, 1987; COHEN, 1993; WINGSTEDT, 2005; ROMAN, 2008). The soundtracks for film show using procedures related to emotion and meaning. Such procedures have been structured using the long path that has been trodden by the association between music and visual image. The main objective of this paper is to generate compositional understanding about the emotional and significant functions of music for audiovisual due to a critical analysis of the concepts of Roman (2008). The methodology uses an analysis of soundtracks for movies under the focus of emotional characterization and musical connotations of Roman (2008). This analysis uses scenes of seven films: The lady from Shanghai (1947), Star wars: the empire strikes back (1980) Carlito's way (1993) and Lost highway (1997). The survey results indicate that the functions can operate simultaneously due to the nature of the audiovisual work, opening a wide range of options for the director. It was also found that the musical connotations have effects that vary by context, dividing its activities with other elements.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.