A brasilidade modernista nas músicas de Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo – Amplificar

A brasilidade modernista nas músicas de Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo

Resumo

A comunicação aborda alguns aspectos das obras dos compositores brasileiros Villa-Lobos, Tom Jobim e Edu Lobo, investigando possíveis relações destas com as propostas do modernismo musical brasileiro. A pesquisa faz uso de diferentes ângulos de análise, entre eles, o viés científico e folclorista que norteou as pesquisas de Mário de Andrade e que viriam a influenciar a Villa-Lobos e outros compositores eruditos; a utilização por Tom Jobim - sob um prisma romântico - de elementos da natureza brasileira como a terra, a floresta e animais; a gradativa passagem da perspectiva modernista, que migra da música de concerto para a música popular urbana, fenômeno observado em algumas composições de Jobim e de Edu Lobo. A comunicação aborda ainda o conceito de estrutura de sentimento de Raymond Williams como uma possibilidade de se estabelecer relações entre as obras dos três compositores, no que elas mostram ter em comum, como, por exemplo, a busca de uma brasilidade musical. Recorrendo a perspectivas históricas, sociológicas e políticas e considerando fatores como folclore, identidade, modernização e hibridismo, propõe-se obter subsídios que auxiliem na identificação e compreensão dessa brasilidade.

The Brazilian Modernist Feeling in the Music of Villa-Lobos, Antonio Carlos Jobim and Edu Lobo

The communication addresses the works of Brazilian composer Villa-Lobos, Tom Jobim, Edu Lobo, investigating possible relationships of these with the proposals in the Brazilian musical modernism. The research makes use of different angles of analysis, among them, the scientific bias and folklorist who has guided the research of Mário de Andrade and that would influence the Villa-Lobos and other composers; the use by Tom Jobim - under a romantic prism - of elements of Brazilian nature like Earth, the forest and animals; discusses also the gradual passage from the modernist perspective, which migrates from concert music to urban popular music, a phenomenon observed in some compositions by Jobim and Edu Lobo. The communication addresses the concept of structure of Raymond Williams as a possibility to establish relationships between the works of these three composers, in that they show have in common, as, for example, the search of a Brazilian musical feeling. Using historical, sociological and political perspectives and considering factors such as folklore, identity, modernization and hybridity, proposes to obtain subsidies to aid in understanding and identification of brazilianess.

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