Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2013

A audição de gravações como ferramenta colaboradora para o preparo para uma performance: um estudo de caso

O texto articula o formato livre que é pertinente à pesquisa artística a fim de colocar a figura do artista no centro da proposta de pesquisa acadêmica que envolve o ato da performance. A partir dessa premissa a audição de gravações como ferramenta utilizada no preparo de uma performance é caracterizada como prática generalizada. Com isso uma apreciação comparativa de sete gravações da peça O Lobosinho de Vidro da série A Prole do Bebê no. 2 de Villa-Lobos por diferentes pianistas é realizada e a partir daí, é indicada a abertura para a compreensão de uma tradição de performance  dessa peça. A constituição dessa tradição não pode descartar os diferentes contextos e critérios performáticos para avaliar uma performance.

The Lobosinho de Vidro from A Prole do Bebê no. 2 by H. Villa-Lobos: listening to recordings as a tool for collaborative preparation for a performance

The text articulates the free format that is relevant to the artistic research putting the figure of the artist at the center of academic research proposal that involves the act of performance. From this premise, listening to recordings as a tool used in the preparation of a performance is characterized as widespread. Thus, a comparative assessment of seven recordings of the piece O Lobosinho de Vidro, from A Prole do Bebê No.2 by Villa-Lobos, by different pianists is performed and thereafter, the understanding of a tradition of performance of this piece is indicated. The constitution of this tradition cannot rule out the different contexts and performative criteria to evaluate the performance.

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2013C199
Notificar ao Amplificar um problema sobre este texto (ANPPOM2013C199)