Comunicação oral, SIMCAM, 2016

A aquisição de habilidades musicais na primeira infância: Caminhos para o desenvolvimento de crianças com deficiência

Por: Cecília Paulozzi de Melo. Vilson Zattera, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
Palavras-chave: Cognição musical, Aprendizagem, Educação especial, Primeira infância
Seguir para o texto completo

Atenção: o link acima encaminha para um arquivo que também contém outros textos e, por isso, pode haver demora em carregá-lo. Ao clicar no link, o arquivo já será carregado na página correta.

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que busca investigar as práticas musicais realizadas com crianças com deficiência que estão na primeira infância. Para tanto, aborda a importância das experiências sonoras ofertadas à criança desde o nascimento como parte fundamental para o desenvolvimento das habilidades musicais. No entanto, a criança com deficiência muitas vezes é privada de momentos de troca tanto com pais, quanto com o meio social por inúmeras razões, que vão das necessidades de cuidado as sutis formas de preconceito. Por isto, este trabalho ressalta a importância de refletir sobre tais questões e busca construir um caminho de diálogo entre os estudos e conceitos já existentes para a musicalização infantil e as práticas possíveis e já em execução com indivíduos com deficiência.

The acquisition of musical abilities in early childhood: pathways for the development of children with disabilities

This paper is part of an ongoing research that investigates the musical practices conducted with children with disabilities who are in early childhood. Therefore, it discusses the importance of sound experiences offered to children from birth as a fundamental part for the development of musical skills. However, the child with disabilities is often private moments of exchange with both parents, as with the social environment for many reasons, ranging from care needs subtle forms of prejudice. Therefore, this work emphasizes the importance of reflecting on these issues and seeks to build a path of dialogue between studies and concepts already exist for music in early childhood education and possible practices and already running with individuals with disabilities.

CategoriaSIMCAM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
Link (info)Link indireto
TipoComunicação oral
CódigoSIMCAM2016C52
Notificar ao Amplificar um problema sobre este texto (SIMCAM2016C52)