A ação pedagógica no Projeto “Um Canto em Cada Canto”
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Apresentamos nesta comunicação resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo central compreender concepções, conteúdos e metodologias de ensino e de aprendizagem que caracterizam a formação musical no Projeto “Educação Musical Através do Canto Coral – um canto em cada canto”. O referencial teórico considera a perspectiva sociocultural da educação musical, cujos processos de ensino e aprendizagem são compreendidos no seu contexto, espaço onde são construídos e colocados em prática. A partir da abordagem qualitativa e da realização de uma etnografia, organizamos o percurso metodológico que abrangeu a pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e aplicação de questionário. De forma sucinta, apresentamos informações relativas a ação pedagógica no Projeto UCCC por meio dos conteúdos trabalhados, situações e processos nos quais o ensino e a aprendizagem são efetivados.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.