A abordagem pedagógica do ritmo em dois métodos brasileiros para piano: o Diorama de Cacilda Barbosa e a Cartilha Rítmica de Almeida Prado – Amplificar

A abordagem pedagógica do ritmo em dois métodos brasileiros para piano: o Diorama de Cacilda Barbosa e a Cartilha Rítmica de Almeida Prado

Resumo

Este trabalho pretende apresentar dois métodos brasileiros para piano propondo uma comparação da abordagem do ritmo. A pesquisa apresentada procura salientar as escolhas composicionais de cada autor e suas funcionalidades pedagógicas. O caminho escolhido para essa demonstração inclui a comparação do potencial didático de cada método e a demonstração da maneira com que acontece a ênfase rítmica. Toda a discussão sobre as obras e seus elementos mostrou a riqueza e engenhosidade da produção brasileira, além do permanente intuito de melhorar o ensino e o desenvolvimento do aprendizado musical.

The pedagogical approach to rhythm in Two Brazilian Piano Methods: The Diorama by Cacilda Barbosa and The Cartilha Rítmica by Almeida Prado

This paper introduces two Brazilian piano methods as well as a comparison of their pedagogical approach to rhythm. The paper compares the didactic potential between the works and displays its ways of rhythm emphasis. The complete discussion has shown the richness and re-sourcefulness of the Brazilian music production, in addition to the aim to improving musical teaching and learning.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.