A Música na Transdisciplinaridade em Arte – Amplificar

A Música na Transdisciplinaridade em Arte

Resumo

O artigo relata experiências do projeto transdisciplinar entre linguagens artísticas, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e vinculado à pesquisa do Grupo EBA – Educação Básica e Arte (CNPq), que estuda modificações no currículo da disciplina de Arte, envolvendo professores de Música, Artes Visuais e Teatro. O projeto tem por objetivo abordar as linguagens artísticas de modo integrado e por projetos de trabalho no primeiro ano do Ensino Fundamental, entendendo a importância de crianças vivenciarem a Arte de forma não compartimentada em seu cotidiano, assim como tem sido trabalhadas as outras áreas do conhecimento pelas professoras pedagogas. O trabalho motivado pelo repensar da estrutura curricular da disciplina de Arte busca apoio metodológico na investigação-ação (ELLIOT, 1993) e embasamento teórico em autores como Hernández e Ventura, 2008; Zabala, 1998 e Fazenda, 2009; entre outros. As temáticas dos projetos de trabalho têm sido planejadas e realizadas conjuntamente pelas professoras de Arte, o que tem trazido resultados positivos quanto à abordagem dos conteúdos e à recepção dos estudantes.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.