A Música em Ribeirão Preto a partir de Arquivos Públicos e Privados – Amplificar

A Música em Ribeirão Preto a partir de Arquivos Públicos e Privados

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo refletir sobre a história da música de Ribeirão Preto através de documentação em poder da população; dentro das casas, nos álbuns de família, nas cartas e recortes de jornais, documentação pessoal, de imprensa, iconográfica, bem como manuscritos e impressos musicais entre outros documentos musicais de arquivos públicos. Tais acervos estão também depositados no Arquivo do Museu do Café de Ribeirão Preto, Centro de Memória das Artes da FFCLRP/USP, Departamento de Música da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, Arquivo Histórico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Arquivo Público Histórico Municipal de Ribeirão Preto. O levantamento de todos esses dados abre caminho para a compreensão da movimentação musical como característica dos significados sociais que a música exercia, dando parâmetros para o estudo da história da música. Por conseguinte, estabelecemos conceitos para a discussão teórica: o conjunto de características e circunstâncias sociais que distinguem a sociedade e a tradição musical local.

The Music in Ribeirão Preto from Public Archives and Private

This paper presents part of a PhD research in progress and aims to reflect on the history of Ribeirão Preto music through documentation held by the population; inside homes, in family albums from letters and newspaper clippings, personal documents, press, iconographic and musical manuscripts and printed music and other documents from public records. Such collections are also deposited in the Museum of Ribeirão Preto Free File, Memory Center of Arts FFCLRP / USP, Department of the University of Ribeirão Preto Music - UNAERP, Historical Archive of the Symphonic Orchestra of Ribeirão Preto and Municipal Public Archives of History Ribeirão Preto. The survey of all data opens the way to understanding the musical movement as a characteristic of the social meanings that music exercised, giving parameters for the study of music history. Therefore, we established concepts for the theoretical discussion: the set of characteristics and social circumstances that distinguish the company and the local musical tradition.

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