A Função da Improvisação dentro da Estrutura Formal da peça “Choro Dançado” de Maria Schneider – Amplificar

A Função da Improvisação dentro da Estrutura Formal da peça “Choro Dançado” de Maria Schneider

Resumo

Esse trabalho apresenta uma análise harmônico-formal da peça “Choro Dançado” da compositora Maria Schneider para Big Band. O objetivo desse trabalho é o de entender parte do pensamento estruturante da improvisação dentro da composição da autora. A principal ferramenta metodológica foi a da análise a partir da cifra harmônica realizada pela autora nos instrumentos da seção rítmica, mas, também a partir da redução literal da Big Band (modelo adotado por WRIGHT, 1982). As principais conclusões se dão no cotejamento do procedimento adotado pela autora em comparação com outros compositores referenciais para a formação e na comparação com o modelo harmônico-formal do choro, gênero musical brasileiro que inspirou a autora.

The Improvisation Function into the Formal Structure of “Choro Dançado” by Maria Schneider

This paper presents an analysis harmonic and formal of "Choro Danced" composed by Maria Schneider. The aim of this work is to understand partially the thinking of the structuring improvisation within the composition of the author. The main tool was the methodology of the analysis based on the chord harmonic instruments held by the author in the rhythm section, but also from the literal reduction of the Big Band score (model adopted by WRIGHT, 1982). The main conclusions are given in the read back procedure adopted by the author in comparison with other brazilian composers of reference compared to the model harmonic-formal of choro, Brazilian musical genre that inspired the author.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.