A Expressividade na construção da performance musical: concepções e utilização de estratégias por harpistas – Amplificar

A Expressividade na construção da performance musical: concepções e utilização de estratégias por harpistas

Resumo

Este artigo apresenta uma comunicação de pesquisa em andamento que têm como objetivo compreender as concepções sobre expressividade de harpistas e, em paralelo, descrever as estratégias adotadas por estes para desenvolver a expressividade na construção de suas performances. Os sujeitos da pesquisa serão harpistas profissionais que possuam experiência como recitalistas/concertistas. Segundo Benetti (2013) a expressividade consiste em um fenômeno de comunicação. Através de mecanismos de execução que integram uma vasta gama de elementos (desde parâmetros físicos a elementos estéticos) este fenômeno é influenciado pela habilidade do performer em transmitir a mensagem (estrutura, caráter, emoção, intenção musical). A metodologia da pesquisa se processará por coleta de dados e entrevista semi-estruturada. A coleta de dados será realizada através de registros em aúdio e vídeo de recitais destes harpistas. A entrevista semiestruturada procurará levantar dados demográficos e informações sobre as concepções dos harpistas sobre expressividade e estratégias utilizadas pelos mesmos para desenvolver essa expressividade na construção da performance. Como resultado espera-se que a pesquisa possa identificar concepções sobre expressividade e as principais estratégias utilizadas por harpistas para o desenvolvimento desta, contribuindo para o entendimento do assunto relacionado à performance musical.

The expressivity in musical performance construction: concepts and strategies used by harpists

This paper presents a communication of an ongoing research that is in search of apprehend the conceptions from harpists about expressivity in music and the strategies adopted by them to improve this expressivity in their performances. According to Benetti (2013) the expressivity consists in a phenomenon of communication. Through mechanisms of execution that integrate a large range of elements (since physic parameters to esthetic elements), this phenomenon is influenced by the performer ability in transmit the message (structure, character, emotion, musical intention). The subjects of this research are professional harpists who have more recital experiences. The methodology consists in semi-structured interviews and data collection from performance recordings made by the interviewed harpists. Results expected are that this research can be able to identify the conceptions about expressivity by harpists and the male strategies used by them to develop this expressivity in their musical performances.

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