A Escritura na Música Eletroacústica – Amplificar

A Escritura na Música Eletroacústica

Resumo

Artigo sobre a emancipação do termo ‘escritura musical’ como fruto de transformações sofridas através do advento da música eletroacústica. Abordagem semiológica da música para compreensão do termo em seu caráter distinto da ‘escrita’ e suas relações com a prática da composição musical. Analisando textos de Stockhausen, Boulez e Xenakis, e conectando-os aos princípios semiológicos de Barthes e Nattiez, percebe-se a tecnologia como determinante da transformação da prática composicional.

The Scripture in Electroacoustic Music

Paper about the emancipation of the term ‘musical scripture' as the result of musical transformations through the advent of electroacoustic music. Semiological approach to the music on the understanding of the term distinctiveness of 'writing' and its relations with the practice of musical composition. Analyzing texts by Stockhausen, Xenakis and Boules, and connecting them to the semiological principles of Barthes and Nattiez, one can perceive technology as determinant of the transformation of compositional practice.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.