“Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil e suas perspectivas músico-educativas
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Nesta comunicação, apresentamos resultados da pesquisa Projeto “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens, evidenciando sua proposta músico-educativa. O estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Música – Educação Musical, na Universidade Federal da Paraíba e teve como objetivo compreender concepções, conteúdos e metodologias de ensino e de aprendizagem que caracterizam a formação musical no Projeto “Educação Musical Através do Canto Coral – um canto em cada canto” (Projeto UCCC). O referencial teórico articula-se com a perspectiva sociocultural da educação musical e a partir da abordagem qualitativa e da etnografia, o percurso metodológico abrangeu a pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e aplicação de questionário. De forma concisa apresentamos informações sobre o campo empírico da pesquisa, características estruturais e algumas concepções que os educadores e alunos possuem acerca da proposta. A compreensão da proposta músico-educativa do Projeto UCCC contribui no aprofundamento dos debates acerca do fenômeno estudado, considerando a pertinência do tema, educação musical em projetos sociais, e sua singularidade por abarcar o canto coral e elementos da sociedade e da cultura, com vistas à ampliação das compreensões relacionadas ao fazer musical.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.