“Ponta de Areia”: Milton Nascimento e a nostalgia do não-lugar – Amplificar

“Ponta de Areia”: Milton Nascimento e a nostalgia do não-lugar

Resumo

O intuito dessa comunicação é pensar a canção “Ponta de Areia” (M. Nascimento/F. Brant) gravada no disco Minas (EMI-ODEON, 1975). Analisar-se-á tanto os elementos musicais quanto os poéticos, no intuito de entender como a canção conta a história da Estrada de Ferro Bahia-Minas, ao articular as práticas de convivência que existiam à época de seu funcionamento e suas ressignificações no momento histórico subsequente, ou seja, de desativação do trem promovida pela ditadura militar.

“Ponta de Areia”: Milton Nascimento and the Non-Place Nostalgia

The purpose of this communication is to analyze the song “Ponta de Areia” (M. Nascimento/F. Brant) included in the album Minas (EMI-ODEON, 1975). It will be analyzed the poetical and musical elements, in order to understand how the song tells the history of the Bahia-Minas railroad, by articulating the social behavior that existed in the moment that the train used to operate and its reframing in the context of its deactivation, provided by the military dictatorship.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.