“Palco PIBID”: uma proposta de ensino aprendizagem em música na escola de educação básica – Amplificar

“Palco PIBID”: uma proposta de ensino aprendizagem em música na escola de educação básica

Resumo

O presente trabalho se propõe a relatar uma experiência de ensino de música em uma escola da educação básica. A atividade foi desenvolvida em uma escola em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência- PIBID/Música, na Universidade Federal de Uberlândia. E teve como proposta a promoção de vivências musicais a partir performances individuais e/ou coletivas interligadas aos temas transversais inerentes ao currículo e à realidade da escola, visando a contribuir de forma significativa na formação de cidadãos críticos, criativos e atuantes na sociedade. O objetivo desse trabalho é socializar as experiências vivenciadas com as atividades do “Palco PIBID” realizadas na EMEF Mário Alves de Araújo Silva durante o ano de 2014. Nesta perspectiva, o “Palco PIBID” subsidiou a produção artístico-musical e a apreciação estética dos alunos. Para tanto, foram realizadas performances musicais em cinco momentos distintos durante o ano letivo que contaram com a participação de músicos profissionais, licenciandos em música, alunos e pessoas da comunidade escolar. Os resultados desse trabalho demonstraram a importância da música como parte da vida cotidiana dos alunos, e possibilitou a democratização da música enquanto fenômeno artístico e cultural. Destaca-se também a relevância do (re)conhecimento de conceitos e concepções relativos ao ensino e à aprendizagem de música no ambiente escolar.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.