“O tambor tá tocando que tambor bonito”: a criação de um repertório percussivo – Amplificar

“O tambor tá tocando que tambor bonito”: a criação de um repertório percussivo

Resumo

O presente artigo possui como objetivo relatar o processo de criação do repertório do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (Gmpacc) da Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir da construção do II Espetáculo Percussivo denominado por Agô, Tambor (2015). Desta forma, o grupo baseou-se em concepções estéticas rítmicas da cultura africana e suas influências na cultura popular brasileira. Com isso, o grupo obteve a criação de um repertório com diversos arranjos rítmicos, tais como: Kaptsa (Ghana), Sikyi (Ghana), Agueré, Congo, Congadas e Samba-reggae. As temáticas deste relato possuem o aporte teórico de Swanick (2003), Guarnieri (2007) e Freire (1997), compartilhando reflexões sobre educação musical, práticas percussivas e formação humana. A metodologia possui abordagem qualitativa e contou com a coleta de dados através de registros em áudio, vídeo e partituras, sendo possível fazer uma análise através das fundamentações teóricas. Assim, o presente relato aborda aspectos que compõe uma expressão criativa e coletiva nos processos formativos de um repertório percussivo.

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