“O que é preciso para ser músico?” – as representações de candidatos aos cursos técnicos de nível médio em instrumento em um Centro de Educação Profissional – Amplificar

“O que é preciso para ser músico?” – as representações de candidatos aos cursos técnicos de nível médio em instrumento em um Centro de Educação Profissional

Resumo

A presente comunicação traz respostas de 134 candidatos aos cursos técnicos de nível médio das áreas instrumentais, nos segmentos erudito e popular, dadas para a pergunta título. A questão foi inserida como aprofundamento qualitativo em um survey realizado durante o processo seletivo para 2012 em um Centro de Educação Profissional do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caso que tem por eixo relações entre formação técnica em nível médio, qualificação para o trabalho em música e possibilidades de inserção laborativa sob a ótica das Políticas Públicas para a Educação Profissional. Por meio de análise de conteúdo das respostas obtidas, observou-se que as representações mais presentes dizem respeito a estudar muito, ter vontade e ter determinação para seguir a carreira. Procura-se discutir tais achados à luz da Sociologia das Profissões, cujas contribuições teóricas são apresentadas de forma introdutória. Tópicos referentes à realidade do mercado de trabalho existente pouco aparecem. Nesta etapa, hipotetiza-se que o ideário dos pretendentes acerca do tema “ser músico” encontra-se parcialmente desvinculado do contexto objetivo de trabalho existente no cenário regional, o que requer seguimento de pesquisa.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.