"O gato", da sala de aula para as ruas: uma pesquisa teórico-prática sobre a canção popular brasileira
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Esta comunicação se divide em duas partes. Na primeira, é relatado o percurso de um grupo de estudo que pesquisou, em 2011, a relação entre o samba, a malandragem e a cordialidade (entendida segundo a formulação de Sérgio Buarque), bem como a relação entre o rap, a marginalidade e a ruína da cordialidade (entendida segundo formulação do autor). Na segunda parte, é analisada a canção O gato, um dos resultados alcançados pelo grupo a partir de 2012 quando o trabalho, agora teórico-prático, se voltou para a composição coletiva de canções.
"O gato", from the classroom to the streets: a theoretical and practical research on Brazilian popular music
This paper is divided in two parts. At the first one, the route of a study group is reported. This group had rechearched, in 2011, the relationship between samba, malandragem and cordialidade (understood as formulated by Sérgio Buarque), as well as the relationship between rap, marginality and ruína da cordialidade (understood as formulated by Garcia). The second part of this paper analyzes the song "O gato", one of the results achieved by the group since 2012, when work, now theory and practice, turned into a collective songwriting.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.