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A utilização da linguagem musical para construir conhecimentos de moral e ética
Comunicação oral, Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013

A utilização da linguagem musical para construir conhecimentos de moral e ética

Por: Washington de Sousa Soares, Naíola Paiva de Miranda
Palavras-chave: Educação musical, Ética e Moral, Linguagem musical
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Este trabalho é um estudo embrionário que procura discutir no ensino da educação musical a utilização da linguagem musical como meio de construir valores éticos e morais na escola. Este estudo bibliográfico com abordagem qualitativa baseado nos aportes teóricos de Candé (2001), Fernandes (2011), Russell (2005), fluiu por ocasião das discursões no grupo de estudos do curso de música da Universidade Estadual do Ceará. O tema é de grande importância no sentido histórico e acadêmico, pois promove um aprofundamento teórico nas questões musicais em relação à ética e a moral e suscita oportunidades para o desenvolvimento da pesquisa científica. Tem como questão norteadora, como utilizar a linguagem musical para construir conhecimentos éticos e morais na escola de ensino fundamental? Desde eras remotas o homem vem utilizando a música para comunicar as diversas manifestações de pensamentos. Ao observar os gregos percebe-se que eles utilizavam a música não só como expressão de sentimentos, celebração de festividades ou eventos religiosos, mas também como recurso pedagógico no ensino dos valores éticos e morais isto é, para a formação do caráter do homem grego. O estudo tem contribuído para que se possa ter a visão em que a linguagem musical é um meio de construção de conhecimentos no sentido de promover uma ascensão ética, e moral, na formação humana e acadêmica na vida do homem.

The use of musical language to build knowledge of morality and ethics

Still in its embryonic stages, this study aims to discuss the teaching of music education and the use of musical language as a means to build ethical and moral values in school. This bibliographical study is a qualitative approach based on the theoretical contributions by Candé (2001), Fernandes (2011), and Russell (2005), which came along during the discussions of the group of study in the music department at the State University of Ceará. The subject is of great importance within the historical and academic sense, for it addresses deeper theoretical issues regarding music, ethics and morality and also raises further opportunities for the development of scientific research. It is meant to convey the question: How to use the musical language in order to build ethical and moral knowledge in elementary school? From remote ages man has been using music to communicate the various manifestations of thoughts. By observing the Greeks one realizes that they used music not only as an expression of feelings, celebration of religious festivals or events, but also as a pedagogical resource in the teaching of ethical and moral values that were meant to form the character of the Greek man. The study is instrumental in bringing a better understanding of how the music language can serve as a way to build knowledge and promote a rise in ethical and morals in human and academic education.

CategoriaConf. Internacional de Ed. Musical de Sobral
Ano
Por
IdiomaPortuguês
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Link (info)Link indireto
TipoComunicação oral
CódigoCIEMS2013C17
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