A técnica de seis baquetas em instrumentos barrafônicos – Amplificar

A técnica de seis baquetas em instrumentos barrafônicos

Resumo

Esta tese tem por objetivo traçar um panorama sobre a técnica de seis baquetas e sobre assuntos relativos à sua história e evolução, técnicas de composição e obras já compostas. Visa ainda disponibilizar material direcionado tanto a percussionistas como a compositores com o intuito de divulgar a técnica pouco conhecida no Brasil, porém muito praticada mundialmente nos teclados barrafônicos. Para tal, é elaborado um panorama histórico sobre o desenvolvimento da técnica e os principais artistas responsáveis pelo seu surgimento. Posteriormente, um capítulo dedicado aos compositores aborda questões idiomáticas relativas à técnica. As primeiras obras brasileiras, compostas por encomenda da autora, são brevemente analisadas e disponibilizadas neste trabalho. E, por fim, o último capítulo traz um catálogo de mais de 100 obras compostas no mundo para a técnica.

This dissertation aims to give an overview of the six mallets technique and of the issues related to its history and development, compositional techniques and works written to the present date. It also aims to provide materials concerned to both percussionists and composers in order to disseminate this relatively unknown technique in Brazil but otherwise widely practiced worldwide on percussion keyboards. For such it has been prepared a historical overview on the development of the techniques and on the main artists responsible for their emergence. Later, a chapter devoted to composers addresses technical and idiomatic issues related to the technique. The first Brazilian works, composed and commissioned by the author, are briefly analyzed and made available. Finally, the last chapter is a catalog sheet of more than 100 pieces written for the technique worldwide.

Cette thèse vise à donner un aperçu sur les techniques de six baguettes et de discuter des questions relatives à son histoire et de développement, des techniques de composition et des oeuvres écrites à la date actuelle. Il vise également à fournir des matériaux ciblés deux percussionnistes et compositeurs afin de promouvoir la technique peu connue au Brésil, mais largement pratiquée dans le monde entier. Pour que tel, il a été préparé un aperçu historique sur le développement des techniques et sur les principaux artistes responsables de leur émergence. Par la suite, un chapitre consacré aux compositeurs aborde les questions techniques et idiomatiques liées à la technique. Les premiers travaux brésiliens, composées et mises en service par l'auteur, sont brièvement analysés et mis à disposition dans ce travail. Enfin, le dernier chapitre propose un catalogue de plus de 100 oeuvres composées pour la technique dans le monde.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.