A pedagogia pianística de Antônio de Sá Pereira e a pertinência de sua adoção contemporânea para o ensino do piano – Amplificar

A pedagogia pianística de Antônio de Sá Pereira e a pertinência de sua adoção contemporânea para o ensino do piano

Resumo

O presente trabalho sintetiza o pensamento pedagógico pianístico de Antônio de Sá Pereira e suas implicações no assentamento de bases para o ensino do piano no Brasil. Sua contribuição é ainda muito negligenciada e desconhecida na prática do ensino de piano, ainda excessivamente vinculado a uma tradição de reutilização metodológica irreflexiva. O pianista e pedagogo brasileiro, em sua obra Ensino moderno de piano, de 1933, trouxe para o território nacional as discussões mais recentes de sua época sobre as relações de ensino-aprendizagem do instrumento piano. A despeito da sua contribuição relevante, o ensino da técnica do piano tem sido ainda fundamentado em materiais anacrônicos como os livros de O. Beringer e C. L. Hanon, apenas para citar alguns. Sá Pereira aborda todos os conceitos desenvolvidos por estes autores, porém com maior senso crítico e fundamentação racional. Seu conteúdo dialoga com autores estrangeiros importantes da seara da pedagogia do piano, de modo que seus pressupostos coincidem em diversos âmbitos com o ensino de A. Cortot, G. Fontainha, J. A. Kaplan, H. Neuhaus, G. Sandor, Gieseking e Leimer, G. Kochevitsky, S. Gordon, W. Newman, M. Bruser e A. Whiteside, para citar alguns dentre os mais relevantes. O presente estudo demonstra pontos de concordância entre estes autores e a obra de Sá Pereira. Fundamentam esse trabalho, além dos livros dos autores mencionados, artigos recentes sobre o pedagogo brasileiro. A aplicação do ensino de Sá Pereira na própria experiência de estudo do autor mostrou-se efetiva para a aprendizagem da técnica e do repertório de piano, finalidade comum a todos os educadores do instrumento.

The Piano Pedagogy of Antônio de Sá Pereira and the Relevance of its Adoption in Contemporary Piano Teaching

This paper comments the main aspects of Antônio de Sá Pereira’s thoughts concerning piano pedagogy and its implications in laying the ground for piano teaching in Brazil. His contributions are still neglected and unknown in teaching practice, which is still excessively linked to a tradition of unconsidered repetition of old methods. The brazilian pianist and pedagogue, in his work Ensino moderno de piano, from 1933, brought to Brazil the most updated discussions in his epoch about the teaching and learning relationship in piano playing. Regardless of his relevant contribution, the teaching of piano technique has still been anchored in anachronistic material such as the books by O. Beringer and C. L. Hanon, only to name a few. Sá Pereira talks about all the concepts brought by these authors, however, being more critical and rationally grounded. His content dialogues with important authors of piano pedagogy and his assertives match the teachings of A. Cortot, G. Fontainha, A. Kaplan, H. Neuhaus, G. Sandor, Gieseking and Leimer, G. Kochevitsky, S. Gordon, W. Newman, M. Bruser and A. Whiteside, to name some. This paper presents some of the dialogues between these authors and the work by Sá Pereira. It is written from the books of the mentioned authors and recent articles about the brazilian pedagogue. The use of Sá Pereira teachings has proved efficient in the author’s own experience of learning piano technique and repertoire, the main purpose of any piano pedagogy.

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