O Amplificar está com novo layout. Se você encontrar algum problema, por favor entre em contato.
A observação como ferramenta de pesquisa, de ensino e de formação na experiência e na educação musical de crianças e educadores
Artigo em periódico, Revista da ABEM, 2016

A observação como ferramenta de pesquisa, de ensino e de formação na experiência e na educação musical de crianças e educadores

Por: Anna Rita Addessi
Palavras-chave: Formação de professores, Musicalidade infantil, Observação

A observação é uma forma deliberada, organizada e sistemática de “olhar”. Este trabalho discute a função da observação na pesquisa sobre a musicalidade da criança e como uma ferramenta para a formação de professores de música. A observação da experiência sonora da criança é revisada, compreendendo interações musicais entre criança e adulto, entre os pares, e entre crianças e máquinas. A experiência de fluxo de crianças pequenas e o uso de software de avaliação também são discutidos. No contexto da educação musical, a análise de vídeos é uma ferramenta eficiente para se aprender a observar a conduta musical das crianças. Recursos tecnológicos e softwares aplicados em protocolos de observação também são analisados.

The observation as a tool for research, teaching, and teachers’ education, in the field of children’s music education

Observation is a deliberated, organized and systematic way of watching. This paper reports the role of observation in research dealing with child musicality, and as a tool for education of music teachers. The observation of child´s sound experience is reviewed, comprising musical interactions between child and adult, between pairs and between child and machines. The flow experience of small children and the use of software to evaluate are also discussed. In the context of music eductation, video analysis is an efficient tool in the training to learn to observe the musical behavior of children. Technological devices and softwares applied for observation protocols are also commented.

CategoriaRevista da ABEM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoArtigo em periódico
CódigoREVABEM2016N37A9
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (REVABEM2016N37A9)