A música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este artigo apresenta a perspectiva sociocultural da educação musical como importante instrumental para análise da música na cultura escolar. Tem como foco a discussão sobre aspectos desta abordagem teórica aplicados à temática do ensino de música eletroacústica na escola. Dentre os autores que fundamentam esta reflexão destacam-se: Geertz (1989), Tia DeNora (2000), Arroyo (2002, 2013), Green (1997, 2012), Small (2009), Stockfeld (1997), Elliott (1995), Jorgensen (1997), Allsup (2010). Propõe-se argumentos para compreender os desafios e as possibilidades do fazer docente diante de um repertório musical inovador.
The electroacoustic music in the school: outlining perspectives under the sociocultural approach of musical education
This article presents the sociocultural perspective of music education as an important instrument for the analysis of music in school culture. It focuses on the discussion about aspects of this theoretical approach applied to the theme of teaching electroacoustic music in schools. Among the authors that base this reflection we highlight: Geertz (1989), Tia DeNora (2000), Arroyo (2002, 2013), Green (1997, 2012), Small (2009), Stockfeld (1997), Elliott (1995), Jorgensen (1997), Allsup (2010). Finally, we suggest some arguments to comprehend the challenges and possibilities of teaching face to an innovative musical repertoire.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.