A inserção da música contemporânea no repertório de coros infantojuvenis - Descrição de uma metodologia
Artigo em periódico, Revista Vórtex, 2017

A inserção da música contemporânea no repertório de coros infantojuvenis - Descrição de uma metodologia

Por: Fernando de Oliveira Magre
Palavras-chave: Música contemporânea, Coro infantojuvenil, Estratégias de ensino, Repertório, Gilberto Mendes

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre metodologias adequadas para a realização de repertório de música contemporânea com coros infantojuvenis. Parte-se da ideia de que, para que haja uma experiência musical plural e enriquecedora, é necessário que o aluno seja apresentado a todo tipo de repertório, incluindo a música dos séculos XX e XXI. A primeira parte da pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico que discute a importância educacional e estética de se inserir a música contemporânea no repertório de coros infantojuvenis, e apresenta possíveis maneiras de realizar esta tarefa. A segunda parte apresenta a descrição da metodologia utilizada na montagem da obra Beba Coca-Cola de Gilberto Mendes com o Coro Juvenil da Universidade Estadual de Londrina. Com este artigo, pretende-se mostrar a regentes e educadores musicais que os jovens são capazes de se interessar pela música contemporânea e de executá-la, desde que a proposta os motive e torne interessante sua realização.

The insertion of  contemporary music in the repertoire of  children's and youth choirs: description of  a methodology

This paper aims to reflect about appropriate methodologies regarding the development of a contemporary music repertoire with children’s and youth choirs. Assuming that so for the musical experience to be plural and enriching, student must be introduced to all sorts of  repertoire, and that includes music from the XX and XXI centuries. At first, the research presents literature collection that argues the educational and aesthetics significance of inserting contemporary music in the repertoire of children's and youth choirs, and introduces possible ways to accomplish that task. Next, the article describes the methodology used in assembling the work ‘Beba Coca-Cola’ by Gilberto Mendes with the Londrina State University Youth Choir. This article intends to show conductors and music educators that young people can show interest in contemporary music and perform it, for as long as the approach motivates them and make of it an interesting experience.

CategoriaRevista Vórtex
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoArtigo em periódico
CódigoVORTEX2017N3A15
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (VORTEX2017N3A15)