A experiência da composição musical na musicoterapia: revisão de literatura – Amplificar

A experiência da composição musical na musicoterapia: revisão de literatura

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura no período de 2005 a 2015 nas bases de dados ERIC e LILACS, no Diretório de Revistas SCIELO e no Portal Capes, em Anais de Simpósios e Fóruns Brasileiros, na Revista Brasileira de Musicoterapia e no buscador Google Acadêmico sobre a experiência da composição musical na Musicoterapia. Foram encontrados dez trabalhos que passaram por uma análise de conteúdo centradas em três categorias: a) Áreas de atuação da Musicoterapia e a experiência da composição; b) O processo de composição musical em Musicoterapia; c) Contribuições da composição para os participantes dos processos musicoterapêuticos. Desta análise foram encontradas três áreas que utilizam a experiência da composição: Social, Educação e Saúde, além da interface com a Musicoterapia e o Psicodrama. Estes trabalhos mostram que o processo de composição pode partir tanto do indivíduo ou grupo como do próprio musicoterapeuta, para desenvolver a criatividade, poder de argumentação e liberdade de expressão.

The experience of musical composition in music therapy: literature review

This work intend to show a literary review between 2005-2015, into data bases called ERIC and LILACS, in literary magazines in CAPES portal web, in Symposium Proceeding and Brazilian Forums, in Brazilian Magazine of Music Therapy, into Google Scholar searching about experiences of the musical written in music therapy. Ten studies were found about contents analysis on three categories: a) Music Therapy expertise and experience of its composition; b) The process of music composition in Music Therapy; c) Contributed compositions for people who undergo the processes into musician therapists. From this analysis they found three field of study using the experience of the composition: Social, Education and Health, also the interface between Music Therapy and Psychodrama. These studies show the process of composition can come both person or group also as from the music therapist, to develop creativity, the power of argument and freedom of expression.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.