A educação musical na pedagogia histórico-crítica: a pesquisa em desenvolvimento e os resultados parciais
Pôster, Congresso da ANPPOM, 2017

A educação musical na pedagogia histórico-crítica: a pesquisa em desenvolvimento e os resultados parciais

Por: Thiago Xavier de Abreu
Palavras-chave: Educação musical, Pedagogia histórico-crítica, Filosofia da educação, Teorias pedagógicas, Ontologia

Neste trabalho apresentaremos nossa pesquisa de doutorado, em fase de desenvolvimento, que tem por objetivo determinar critérios filosóficos e pedagógicos para a seleção de conteúdos para a educação musical escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, iniciaremos apresentando alguns pressupostos gerais dessa corrente pedagógica, os quais nos ajudam a entender a delimitação do nosso objeto de pesquisa. Feito isso, exporemos a estrutura da investigação, bem como os seus resultados parciais. Esperamos que este estudo contribua tanto para a área da educação musical quanto para a construção das bases teóricas da pedagogia histórico-crítica no que responde ao ensino das artes.

The Music Education in Historical Critical Pedagogy: The Research in Development and The Partial Results

In this work, we will present a doctoral research, in the development phase, which aims to determine philosophical and pedagogical criteria for the selection of contents for school musical education in the perspective of historical critical pedagogy. To do so, we will begin by presenting some general assumptions of this pedagogical trend, which help us to understand the delimitation of our research object. After this, we will expose the structure of the investigation as well as its partial results. We hope that our study contributes both to the area of music education and to the construction of the theoretical bases of historical critical pedagogy in the teaching of the arts.

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoPôster
CódigoANPPOM2017P2
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (ANPPOM2017P2)