A avaliação na produção de conhecimento em Educação Musical: reflexões a partir do XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2017

A avaliação na produção de conhecimento em Educação Musical: reflexões a partir do XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM

Por: Mário André Wanderley Oliveira, Jean Joubert Freitas Mendes, Luis Ricardo Silva Queiroz
Palavras-chave: Produção científica, Revisão por pares, Educação musical

Esta comunicação apresenta, de forma sintética, reflexões acerca do processo avaliativo dos trabalhos submetidos no XIII Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), evento no qual os autores coordenaram o Comitê Científico. Traz, mais especificamente, análises iniciais acerca desse processo, com foco nos dados sobre os avaliadores. Dentro de uma abordagem empírico-analítica, e inspirada em estudos infométricos, os dados do Comitê Científico do referido evento foram sistematizados e analisados quantitativamente. Nas análises iniciais do material, foram percebidas assimetrias na distribuição de pareceres por região, por instituições e por pareceristas, o que encontra eco na literatura sobre revisão por pares de trabalhos acadêmico-científicos. Na continuidade do estudo, almejamos contemplar também os dados dos trabalhos publicados, com vistas a correlacioná-los com os de todo o material avaliado. Almejamos, em etapas futuras, com procedimentos e técnicas de análise estatística inferencial, identificar correlações e tendências entre as variáveis, o que pode subsidiar estratégias e proposições frente aos desafios identificados na avaliação de trabalhos da área.

The evaluation in the production of knowledge in Music Education: reflections on 13th Northeast Regional Meeting of the Brazilian Society for Music Education

This paper presents, in brief, reflections on the evaluation process of the papers at the on 13th Northeast Regional Meeting of the Brazilian Society for Music Education. It brings, more specifically, initial analyzes about this process, focusing on the evaluators. Within an empirical-analytical approach, and inspired by infometrics, the data of the Scientific Committee of that event were systematized and analyzed quantitatively. In the initial analyzes of the material, asymmetries in the distribution of opinions by region, by institutions and by reviewers were perceived, which is echoed in the literature on peer review of academic-scientific works. In the continuity of the study, we also aim to contemplate the data of the published works, in order to correlate them with those of all the evaluated material. We intend, in future stages, with procedures and techniques of inferential statistical analysis, to identify correlations and trends among variables, which may support strategies and propositions in the face of the challenges identified in the evaluation of works in the area.

CategoriaCongresso da ANPPOM
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IdiomaPortuguês
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TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2017C15
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