A autonomia no Teatro Musical: as percepções dos participantes sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação
Artigo em periódico, Música Hodie, 2016

A autonomia no Teatro Musical: as percepções dos participantes sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação

Por: Flávia Maiara Lima Fagundes, Giann Mendes Ribeiro
Palavras-chave: Autonomia, Educação musical, Motivação, Teatro musical, Teoria da autodeterminação

Este estudo tem por temática a motivação no Teatro Musical. A pesquisa teve o objetivo de analisar a satisfação da necessidade psicológica básica de autonomia perceptível pelos integrantes de uma companhia de Teatro Musical, e identificar os tipos de motivação encontrados. Desenvolvida sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com base no estudo de entrevistas como estratégia de investigação, tendo a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A análise dos dados apontou que múltiplos fatores fortaleceram a motivação autônoma dos indivíduos nas atividades desenvolvidas na Companhia Musicale, e outros fatores comprometeram.

Autonomy in musical theater: the perceptions of the participants from the perspective of the Theory of Self-Determination

This study is subject to motivation in Musical Theatre. The research aimed to analyze the satisfaction of basic psychological needs for autonomy perceived by members of a musical theater company, and identify the types of found motivation. Developed from the perspective of the theory of self-determination, this research had a qualitative approach, based on the study of interviews and research strategy, with the semi-structured interview as the main data collection technique. Data analysis showed that multiple factors have strengthened the autonomous motivation of individuals in activities at the Company Musicale, and other factors committed.

La autonomía en el teatro musical: las percepciones de los participantes desde la perspectiva de la Teoría de la Autodeterminación

Este estudio está sujeto a la motivación en el teatro musical. La investigación tuvo como objetivo analizar la satisfacción de las necesidades psicológicas básicas para la autonomía percibida por los miembros de una compañía de teatro musical, e identificar los tipos de motivación encontrado. Desarrollado desde la perspectiva de la teoría de la autodeterminación, esta investigación tuvo un enfoque cualitativo, basado en el estudio de las entrevistas y la estrategia de investigación, con la entrevista semiestructurada como la principal técnica de recolección de datos. Análisis de los datos mostró que varios factores han fortalecido la motivación autónoma de los individuos en las actividades de la Sociedad Musical, y otros factores cometido.

CategoriaMúsica Hodie
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IdiomaPortuguês
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TipoArtigo em periódico
CódigoHODIE2016V16N1A2
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