O Amplificar está com novo layout. Se você encontrar algum problema, por favor entre em contato.
A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuais
Artigo em periódico, Sonora, 2016

A Descrição Músico-Visual: uma proposta de metodologia de análise para a música de obras audiovisuais

Por: Marcio Pizzi Oliveira
Palavras-chave: Audiovisual, Descrição musical, Significação musical

Permeada por clichês, estereótipos ou mesmo métodos criativos e inovadores, as trilhas musicais tem desenvolvido criações de grande valor artístico. Com a ampliação do espaço para obras audiovisuais, aumentam as possibilidades técnicas de utilização musical. Esses fatores, entre outros, tem motivado estudos acerca da função musical para o audiovisual (GORBMAN, 1987; WINGSTEDT, 2005; ROMAN, 2008). As realizações de trilhas musicais para cinema evidenciam a utilização procedimentos ligados à descrição visual. Tais procedimentos foram estruturados utilizando o longo percurso que vem sendo trilhado pela associação entre música e imagem. O objetivo principal desse trabalho é gerar entendimentos composicionais acerca do auxilio da música na descrição visual utilizando conceitos de Wingstedt (2005) e Roman (2008). A metodologia utiliza uma análise de trilhas musicais sob o foco das funções descrever contexto e descrever atividade física de Wingstedt (2005) e música descritiva de Roman (2008). Essa análise se utiliza de cenas de quatro filmes: The Lady from Shangai (1947), 2001: a space odyssey (1968), Brazil (1985), Carlito’s way (1993). Os resultados da pesquisa indicam que as funções podem atuar simultaneamente em função da natureza da obra audiovisual, abrindo um vasto leque de opções para o realizador.

The musical/visual description: a methodological proposal of analysis for audiovisual music

Permeated by clichés, stereotypes or even creative and innovative methods, musical scores has developed creations of great artistic value. With the expansion of space for audiovisual works, increase the technical possibilities for musical use. These factors, among others, has prompted studies on the musical function for audio visual (GORBMAN, 1987; WINGSTEDT, 2005; ROMAN, 2008). The soundtracks for film show using procedures related to musical description. Such procedures have been structured using the long path that has been trodden by the association between music and visual image. The main objective of this paper is to generate compositional understanding about the assistance of music description using concepts of Wingstedt (2005) and Roman (2008). The methodology uses an analysis of music soundtracks from the perspective of the functions describe the context and describe physical activity of Wingstedt (2005) and descriptive music of Roman (2008). This analysis uses scenes of four films: The Lady from Shangai (1947), 2001: a space odyssey (1968), Brazil (1985), Carlito’s way (1993). The survey results indicate that the functions can operate simultaneously due to the nature of the audiovisual work, opening a wide range of options for the director.

CategoriaSonora
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoArtigo em periódico
CódigoSONORA2016A3
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (SONORA2016A3)